Sunday, January 28, 2007


Pablo Picasso










Nasceu a 25 de Outubro de 1881 e faleceu a 8 de Abril de1973, em Mougins e foi enterrado a 10 de Abril no jardim do Palácio Vauvenargues.
A sua obra como pintor, escultor, gravador e ceramista marcaram a história da arte. As obras de Picasso foram assim a influência sobre as gerações de artista que se lhe seguiram e a sua popularidade.
No que respeita a sua biografia ele começa no fundo muito antes do seu nascimento: é que o incompreensível, o imaginável -o genial - tem, na opinião dos biógrafos, forçosamente outra causa e origem é indipensável esquecer que o seu pai esteve na área das artes.





"Les Demoiselles d´Avignon"

1907

Óleo sobre tela

243,9 x 233,7 cm

New York, Museum of Modern Art
http://lancemannion.typepad.com/photos/uncategorized/les_demoiselles_davignon.jpg

Picasso tinha um grande fascínio pelas artes africanas e representava vários símbolos desta (como por exemplo mulheres) nos seus quadros, sendo como exemplo o quadro “Les demoiselles d´avignon”, "As pombas", entre outros….


Guitarra

1913


Carvão, lápis, aguarela e papier collé

66,3 x 49,5 cm

New York, Museum of Modern Art

http://www.excite.es/search/image/results?q=picasso&ifa=on&ita=on



Diz-se que levou toda a sua vida a aprender a saber pintar como uma criança. (A criança expressa-se pela necessidade que tem de se expressar e pelo prazer que isso lhe dá; tal como respira porque tem necessidade, sem que alguém se preocupe em fazer qualquer juízo sobre isso.)






"O Toureiro"

Óleo sobre tela

http://www.toiradas.blogger.com.br/Toureiro.jpg


Na maioria das cidades espanholas, a praça de touros é o centro de entretenimento popular, por isso a tourada desempenhou um papel importante na vida de Picasso. Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. A sua primeira obra preservada era um óleo sobre madeira, pintada com a idade de oito anos, é chamada O Toureiro. Picasso conservou este trabalho toda a sua vida, levando-o consigo sempre que mudava de casa.





Nu Feminino e Fumador


Óleo sobre tela

162 x 130 cm

Lucerna, Galeria Rosengart

www.artchive.com


Don José, seu pai costumava pintar os pombos que pousavam nos plátanos da Plaza de la Merced, perto da sua casa. Ocasionalmente, pedia ao filho para lhe acabar os quadros.
Dos dez aos treze anos viveu na cidade
galega da Corunha, onde o pai lecionava no Instituto Eusébio da Guarda.

A família tranferiu-se novamente, desta vez a Barcelona e aos quinze anos Picasso já tinha o seu próprio atelier. Após um início de estudante de arte em Madrid, Picasso fez sua primeira viagem a Paris (1900), a capital artística da Europa. Lá morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. Max dormia de noite e Picasso durante o dia, ele costumava trabalhar à noite. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para o aquecimento do quarto.



Guernica

Óleo sobre tela


349,3 x 776,6 cm

Museu Reina Sofia, Madrid

http://barcelona.indymedia.org/usermedia/image/5/guernica.jpg

"Guernica" de Picasso é a forma de pintura histórica que a época da autonomia artística ainda permitia: O testemunho ocular é aqui substituído pela consternação subjectiva do artista.

O quadro descreve menos um facto histórico de que o efeito deste acontecimento sobre o espírito de Picasso. "Gritos das crianças, gritos das mulheres, gritos dos pássaros, gritos das flores, gritos das árvores e das pedras, gritos dos tijolos, dos móveis, das camas, das cadeiras, dos cortinados, das panelas, dos gatos e do papel, gritos dos cheiros, que se propagam uns após outros, gritos do fumo que pica nos ombros, gritos, que cozem na grande caldeira, e da chuva de pássaros que inundam o mar." Com estas palavras termina um poema de Picasso para o ciclo de águas fortes "Sonho e Mentira de Franco", no qual no princípio de 1937 ele refere pea primeira vez à guerra civil, à luta entre os republicanos e os fascistas, na sua pátria espanhola. Também nesta verdadeira torrente de drásticas imagens- palavra ele prescinde da anedota.

O gesto de sofrimento, o susto, não como momento, mas como sombra contínua da vida humana, ganha e mantém a supremacia. A criação artística de Picasso mantem neste sentido uma certa tendência mística para o acentuar da intemporalidade em relação à reportagem sensacionalista.

No entanto "Guernica" foi extremamente actual aquando da sua criação em Maio/Junho de 1937. Picasso tinha sido convidado em Janeiro pelo governo oficial republicano de Espanha a contribuir comum quadro monumental para a decoração do pavilhão nacional na Exposição Mundial de Paris no Verão desse ano.





"A arte moderna tem de ser morta . Isso

significa também, que temos de nos matar

a nós próprios se queremos continuar a

realizar alguma coisa"




PICASSO







Mulheres Correndo na Praia

1992

Guache sobre prensado

34 x 42,5 cm

Museo Picasso, Paris

http://carosamigos.terra.com.br/imgs/picasso8.gif

Precisamente estas "mulheres correndo" demonstram que a opção de Picasso pela figura realista na sua aparência concreta não implica forçosamente a recusa de uma distorção orientada para o cubismo ou de o pôr em causa da lógica do quadro. As telas de Picasso contêm sempre ambos os aspectos.





As Meninas segundo Velázquez

1957

Óleo sobre tela

194 x 260 cm

Museo Picasso, Barcelona

http://www.culturageneral.net/pintura/cuadros/jpg/meninas.jpg



Picasso amava a sua desordem sobre tudo. A sua colecção de todos os objectos imagináveis adquiria uma forma cada vez mais grotesca, os seus quadros amontoavam-se a metro; parece que comprava uma nova moradia cada vez que a antiga estava cheia. Para o trabalho "Meninas" bastou ainda a banal mudança para o primeiro andar de "La Californie", que ele até à data tinha cedido gratuitamente às pombas da região. Elas agradeceram-lhe, posando para ele como modelo e surgem assim numa série de quadros, no quais Picasso, paralelamente às "Meninas", reproduziu de forma pitoresca, a vista da sua janela sobre o mar azul de Cannes.





As Pombas

1957

Óleo sobre tela

100 x 80 cm

Museu Picasso, Barcelona

http://demimparati.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_03.html



"Quando se começa um quadro , fazem-se muitas vezes belas descobertas. Temos de nos precaver contra elas. Temos de destruir a tela, trabalhá-la várias vezes consecutivas. Cada vez que o artista destroi uma bela descoberta, não a oprime no fundo, mas transforma-a, adensando-a, torna-a mais substancial. O que surge no final, é o resultado de descobertas rejeitadas. Se procedermos de outra forma, transformamo-nos nos "conhecedores" de nós próprios. Mas eu não vendo nada a mim próprio."


PICASSO





Jacqueline no Atelier

1956

Óleo sobre tela

114 x 146 cm

Lucerna, Doação Rosengart à cidade de Lucerna

http://www.educared.org.ar/tamtam/kmages/JacquelinePicasso.jpg



"Esperam de mim que lhes diga:O que é

arte? Se o soubesse, não o diria a ninguém"


PICASSO


Pablo Picasso - génio do século. Foi uma vida exemplar, a que ele teve, exemplar para os seus desejos carreiristas de um século Burguês.

Trabalho sem alienação, capacidade de transformação, êxito imenso e uma força criadora que não diminuiu com a avançada idade caracterizaram esta vida, que foi sempre pública. E foi uma arte exemplar, uma obra, que manteve sempre um equilíbrio considerado exemplar, que manteve o balanço entre os extremos da provocação permanente e da adaptaçãocontínua.

Picasso podia ser medido, era quantificável nos únicos padrões que o século 20 nunca pôs em questão: pelos números de produção e pelo lucro.

Precisamente a sua exponibilidade nesse aspecto aproximou tanto o génio do comum, para o manter tanto mais radioso como monumento do humanamente possível numa lonjura inalcançável.


"Chega, não é verdade? Que mais tenho

de fazer? Que mais poderia acrescentar.

Tudo foi dito."



PICASSO






2 Comments:

Blogger TzOk@x* said...

This comment has been removed by the author.

7:43 AM

 
Blogger TzOk@x* said...

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7:43 AM

 

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